PALESTRA SOBRE ESCATOLOGIA

 

INTRODUÇÃO                   

É um privilégio poder expor este assunto tão carente nos nossos dias, haja vista muitas igrejas ao menos se importar, pois precisa de muito interesse para entender a complexidade deste assunto.REF.: Ap 3:11;Lc 17:34-36;Tg 5:7-8;1Co 15:51,54 ASSUNTOS PRELIMINARES1 )  O FIM DO MUNDO CONFORME A CIÊNCIA•     METEOROS: Há 1,1 mil destes em volta da terra com cerca de 1km cada um.
•     OGIVAS NUCLEARES – há 22 mil ogivas no mundo, os países que mais tem são: E.U.A = 9400 E A Rússia = 12000.
•     CAMPO MAGNÉTICO: sem ele nosso DNA acabaria danificado e deixaríamos de existir.
•     EFEITO ESTUFA: 4 ou 5 oC  nos próximos 100 anos, mas se forem 400 oC  é o que o efeito estufa causou em Vênus em 480oC.
•     SUPERNOVA: São os eventos mais energéticos do universo quando uma estrela supernova explode ela brilha mais que uma Galáxia , na via láctea pipoca uma dessas uma a cada 100 anos, se ela explodir perto de nós a terra morreria.
2 ) TEORIAS FAMOSAS SOBRE O FIM DO MUNDO •     Para os Hindus Brahma é o deus que criou o mundo, não só o material regido por princípios físicos , mas também do interior do espiritual, dos pensamentos, dos  sentimentos humanos. Sempre que isso acontece , Vishnu, que mantém a ordem no universo, o último avatar será Kalki .
•     Nostradamus profetizou sobre o aparecimento de Napoleão e Hitler, e acredita que o mundo vai acabar no ano 3797.
•     O calendário Maia diz que o mundo acabará em 21 de Dezembro  de 2012, a terra acabará em tsunamis, vulcões e terremotos.
•     Judaísmo – para os judeus ortodoxos o messias virá no ano 2240.
•     Islamismo – Tudo quanto existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto do teu senhor, o majestoso, o Honorabilíssimo, DIZ A 55ª Surata VV 26,27 do Alcorão.
  SINAIS DA VINDA DE CRISTO ITS 4:13-18                                                                           EF.2:8,9/IIPE3:4Já no tempo dos apóstolos a segunda vinda de Cristo era negada e ainda hoje encontramos pessoas que negam a realidade desta doutrina. Por isso é necessário demonstrar pelas Escrituras, a sua realidade. Ela é estabelecida por vários testemunhos bíblicos:1) Pelo Testemunho dos Profetas (Zc.14:3-5; Ml.3:1;4:2; Ez.21:26,27).2) Pelo Testemunho de João Batista (Lc.3:3-6).3) Pelo Testemunho de Cristo (Jo.14:2,3).4) Pelo Testemunho dos Anjos (At.1:11).
5) Pelo Testemunho dos Apóstolos (Mc.13:26; Lc.21:27; IJo.3:1-3; Tg.5:7; IPe.1:7,13; ITs.4:13-18; Hb.9:27). Os Sinais Precedentes da Segunda Vinda:•     Sinais nos Céus (Lc. 21:25,26).
A) A Bomba Atômica: O poder atômico estava definidamente previsto numa profecia.Os poderes dos CÉUS serão abalados! Note-se que a palavra “céus” é traduzida dovocábulo grego “Uoranos”. Se deixarmos na sentença o termo original temos: “Os poderes deUoranos serão abalados.” URÂNIO É O ELEMENTO DO QUAL É FABRICADA A BOMBAATÔMICA! Quando o Poder da Besta “fogo de Uoranos faz descer à terra, diante doshomens”, que profético cumprimento poderia ser este senão fazer “descer fogo” de urânio?(Apoc. 13:13). Jesus, falando dos sinais do fim dos tempos, disse em Lucas 21:26: “Haverá
homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das causas que sobrevirão ao mundo;pois os poderes dos CÉUS serão abalados”.Veio a seguir, a notícia da Bomba de Hidrogênio, cujo poder potencial dedestruição é ilimitado. Apenas uma dessas bombas pode arrasar completamente grandescidades como Londres e Nova Iorque. Ao criarem esse monstro descobriram os homens o segredo da própria energia solar.    •     Sinais na Terra (Lc. 21:25b; Mt.19:28;24:6-8).•             Terremotos (Mt.24:7).
* Século XV- 115XVI- 253XVII -378XVIII- 640                                                                                                   XIX -2119XX- 15/08  (7,9) 500 mortos; região costeira do Peru; Brasil, Caraíbas – norte de MG; 80 casas destruídas em09/12 ; o último e mais terrível no Japão, mais de 300.000 pessoas mortas.•     Pestes (Mt.24:7).
* “E haverá fome, e pestes...” (Mat. 24:7). Uma vez na história do mundo a peste atingiuproporções mundiais. Foi a “Peste Negra” que ocorreu cerca de 1.347. O nome derivou-se demanchas pretas que apareciam, causadas por hemorragia subcutânea. As vezes se formavamdolorosos caroços em diversas partes do corpo. A mortalidade era quase de cem por cento.Quando um membro da família era acometido, a infecção geralmente se propagava aos demais.Tornou-se tão grande o temor dessa peste que quando uma pessoa a contraía os parentesdeixavam-lhe alimento ao lado do leito e fugiam espavoridos.Enormes valados eram cavados para sepultar os mortos. Algumas cidades da Europaperderam quatro - quintos dos seus habitantes. Calcula-se que tenha perecido de um quarto ameio milhão de pessoas. //  em 2007 morreram no mundo cerca de 3.314.414 pessoas com câncer. (O.M.S); As doenças do coração 12,2 % morrem por problemas no coração. (O.M.S).Há mais de 180 milhões de diabéticos no mundo; no Brasil 8% são.em 2007 33 milhões de aidéticos no mundo.•     

GUERRAS (Mt.24:7)A Confederação Russa: O lugar que a Rússia ocupa na profecia tem sido há muito reconhecido pelos estudantes da Bíblia. Sobre nenhum outro assunto profético se chegou a tão perfeito acordo. Os capítulos 38º e 39º de Ezequiel predizem “Rosh” como grande potência, a qual juntamente com seus satélites, desafiará a terra de Israel nos últimos dias. A Rússia é identificada como “Rosh” da profecia. Este termo significa “chefe” ou "urso", símbolo daquela nação, e é dito em Ezequiel 38:2, ser “príncipe e chefe de Meseque e Tubal” e que virá “das bandas do norte”. Olhando-se o mapa vê-se que a Rússia está localizada ao norte da Palestina. É ela, atualmente, a potência que representa real ameaça à Terra Santa.           Quando “Rosh” lançar sua grande invasão em direção ao sul irá chocar-se com os EstadosUnidos e a Grã Bretanha numa luta de vida ou morte.Um dos grandes sinais do fim dos tempos são os acontecimentos que envolvem Rosh
(Rússia) nos seus planos de marchar pelo sul contra a Palestina. Estão profetizados em                                   Ezequiel 38: 15 - 19
  d) Progresso científico (Dn. 12:4;)
* É fato notório que durante a maior parte da história do mundo os acontecimentoshumanos progrediriam de modo relativamente vagaroso. Foi a invenção da imprensa, há algunsséculos atrás, que tornou possível divulgá-los amplamente, e somente no século passado, amaior parte das invenções de que hoje desfrutamos foi aperfeiçoada como resultado doprogresso tecnológico. Nossos avós, na sua infância, viajavam de maneira muito parecida comoa dos faraós há 3.500 anos. Hoje, uma pessoa de oitenta anos, pode lembrar-se dos dias em quenão havia automóvel, nem luz elétrica, nem telefone, nem fonógrafo, nem rádio, nem televisão.Naqueles tempos a revolução industrial apenas começava, Foi no principio deste século quetivemos o aeroplano. O rádio, a televisão bem como muitos outros inventos eletrônicos que hoje tomamos por cousas corriqueiras, são maravilhas do Século Vinte. Grandes descobertas na área da física, astronomia, biologia, e a mais avançada a clonagem de seres humanos. (ovelha Dolly e órgãos humanos para reposição como um balcão de peças.  •     

Apostasia (ITm.4:1; IITm.4:1-4; IIPe.2:1,2).
* O apóstolo Paulo, nesta declaração, torna bem claro que o Espírito Santo dá ênfase aofato de que nos “últimos tempos”, ou seja, no fim da dispensação da graça, o povo se desviaria
da simplicidade da fé para dar ouvidos a espíritos enganadores. Os acontecimentos têmprovado, fora de qualquer dúvida, a verdade desta profecia. Cabe aqui mencionar as “Testemunhas de Jeová” - grupo sectário ao extremo, o qualensina que Jesus foi um ser criado, nega a existência do inferno em seu sentido literal econdena a todos os outros seguidores de Cristo. O Pastor Russell, seu fundador, predisse avinda de Jesus para o ano de 1914, predição essa que, como se sabe, falhou totalmente.Temos, ainda, a Ciência Cristã, que não é nem ciência, nem cristã. Sua fundadora, Sra.Mary Baker, três vezes casada, estabeleceu uma religião firmada num sistema de negações.Declarou não existir tal cousa chamada enfermidade, pecado, doença ou morte. Era tudo produto da imaginação.Eis aí algumas das falsas religiões cujas origens podem ser traçadas a espíritos enganadores, ou doutrinas de demônios.Tudo isso, diz Paulo, aconteceria nos “últimos tempos” e quando essas cousas ocorreremdevemos saber que não está distante o fim da presente era. 

 f) Tempos difíceis (IITm.3:1-5; Tg.5:1-8).’
* Há mil e novecentos anos o apóstolo Paulo, olhando através dos séculos pela presciênciado Espírito, previu entre outros consternadores acontecimentos do final dos tempos, a revoltada juventude contra a autoridade constituída. Vemos hoje essa predição cumprir-sealarmantemente. Desde o término da II Grande Guerra vem-se desenvolvendo entre a mocidadeuma assustadora atitude refratária à lei. Os jornais noticiam diariamente crimes praticados porjovens de ambos os sexos como só os   calejados criminosos. Bandos desses delinquentes infestam as nossas cidades. Cometem assaltos, roubos, homicídios e crimes outros de violência. Em muitos casos as próprias autoridades policiais se vêm impossibilitadas de reprimir a crescente ameaça do banditismo juvenil. •            O AUMENTO DO OCULTISMO (ITM 4:1)
- As práticas ocultistas remontam as bases da antiga Babilônia (Gn 11:8,9). Todavia, o termo ocultismo só foi obter amplo reconhecimento a partir do Sec. XIX através da influencia do mágico Alfhonse Louis Constant mais conhecido pelo pseudônimo Elifhas Levi. Autor da obra literária Baphomet Levi se destacou internacionalmente por reavivar o interesse pelas ciências ocultas.- Outros tipos de seitas, técnicas e práticas:Maçonaria, Rosa Cruz, Feitiçaria, Cabala, Vodu, Macumba, Alquimia, Ufologia, Vampirismo, Grafologia, Viajem Astral e Horóscopo.  A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO       AP.22:20;ICO16:22;AP 3:10,11
                     Os descrentes podem fazer predições razoáveis a respeito do futuro, baseados em padrões de ocorrências passadas, mas na natureza da experiência humana é evidente dos seres humanas por si mesmos não podem conhecer o futuro. Portanto, os descrentes  não podem possuir conhecimento certo de qualquer evento futuro.  Contudo, os cristãos que crêem na Bíblia estão numa situação diferente. Embora não possamos saber nada a respeito do futuro, Deus sabe tudo a respeito do futuro e, na Escritura Ele nos fala a respeito dos principais eventos que estão por acontecer na história do universo. Podemos confiança absoluta de que eventos vão ocorrer porque Deus nunca erra e nunca mente.
 O MOMENTO•     O brado de Jesus
•     A voz do Arcanjo
•     A Trombeta de Deus  Nm 10:2; ICo 15:52
É Literal:a) Pessoal e Corporal: A parousia indica presença pessoal (At.1:11; ITs.4:14-17).

A palavra parousia é usada nas seguintes passagens: (Mt.24:3,27,37,39; ICo.1:8;15:23; ITs.2:19; ITs.3:13;4:15.

b) Visível: A apokalupsis indica a visibilidade da vinda do Senhor (Ap.1:7,9-11; Mt.24:26,27,30; Lc.21:27; Tt.2:13;). O termo apokalupsis é usado nas seguintes passagens: (Rm.8:19; IITs.1:7.).Obs.: O termo epiphaneia (aparição, manifestação) é usado tanto para o primeiro advento (IITm.1:10), como para o segundo (IITs.2:8; ITm.6:14; IITm.4:1,8; Tt.2:13).3) É Súbita (I CO 15:51-52).

4) É Iminente, do ponto de vista profético (Tt.2:13; Hb.9:28; ITs.1:9,10; Rm.13:11).

5) É Próxima, do ponto de vista histórico (Lc.21:28; Mt.16:3;24:33;24:3)

6) Em duas Fases (Sf.2:3).
a) A primeira fase: O arrebatamento da igreja, nos ares (ITs.4:16,17; Jo.14:3); a parousia..b) A segunda fase: A revelação ao mundo, na terra (IITs.1:7-10;2:7,8; Cl.3:4; Ap.1:7.

7) Analogias: Há na Bíblia algumas analogias interessantes a estes dois aspectos da segunda vinda.a) Isaque: O encontro de Isaque com Rebeca (Gn.24). Neste trecho Abraão é um tipo de um Rei que faria o casamento de seu Filho (Mt.22:2). O Servo anônimo um tipo do Espirito Santo, que não fala de si mesmo mas das coisas do Noivo para conquistar a noiva (Jo.16:13,14), e que enriquece a noiva com presentes do Noivo (ICo.12:7-11; Gl.5:22-23), e que traz a noiva ao encontro do Noivo (At.13:4;16:6-7; Rm.8:11; ITs.4:14-17). Rebeca é um tipo da igreja, a virgem noiva de Cristo (Gn.24:16; IICo.11:2; Ef.5:25-32). Isaque, um tipo do Noivo, a quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do Servo anônimo (IPe.1:8), e que sai ao encontro de Sua noiva para recebê-la (Gn.24:63; ITs.4:14-17).

8) O TRIBUNAL DE CRISTO =  Ap 22:12; I Co 3: 13 – 15            a) Para os fiéis trabalhadores: Mt 5:11-12;Gl 6:1-10            b) Para os fiéis que não trabalharam:2Co 5:10; Mt 5:19 9) 

AS BODAS DO CORDEIRO = AP 19:7; JO 3:29 ----Haverá Ceia do Senhor: Lc 22:16;22:27 a 30.*  

A SEGUNDA VINDA DE CRISTOA TRIBULAÇÃOMT 24:21 Tipos de Tribulação

Os teólogos se dividem em três diferentes correntes

1) Mid-TribulacionistasOs defensores desta opinião acreditam que a igreja vai passar pela primeira metade da tribulação, e será arrebatada no meio (mid) dos dois períodos de três anos e meio cada. Seus defensores citam At.14:22 para fundamentar esta opinião

2) Pós-Tribulacionistas

Estes acreditam que a igreja passará por todo o período da tribulação, e será arrebatada apenas após a tribulação, por ocasião da segunda vinda de Cristo. Eles não distinguem a segunda vinda em duas fases.

3) Pré-TribulacionistasOs defensores desta doutrina acreditam que a igreja não passará pela tribulação, pois será arrebatada antes que ela se inicie(Ap.3:10,13; Rm.5:9; ITs.1:10;5:9)
  O Período da Tribulação Segundo as Escrituras o período da tribulação é de sete anos, um período que será abreviado por causa dos eleitos (Mt.24:22). Dentro do período da grande tribulação.

1) Dividido em dois PeríodosEsta última semana divide-se em dois períodos de três anos e meio cada um.
a) Anos: A expressão "um tempo, tempos e metade de um tempo" (Dn. 7:25;12:7; Ap.12:14) se refere a "um ano, dois anos e metade de um ano", o que equivale a "três anos e meio".
b) Meses: Este período de três anos e meio equivale ao período de "quarenta e dois meses" mencionado na Bíblia (Ap.11:2; 13:5).c) Dias: O mesmo período também identificado na Bíblia por dias: "1.260 dias" (Ap.11:3; 12:6; Dn. 12:11,12). 2) A Primeira Metade da Tribulação:a) Aliança de Israel com o Anticristo (Dn. 9:27; Jo.5:43; Is.28:14-15).b) As duas testemunhas (Ap.11; 3).3) A Segunda Metade da TribulaçãoChamada de grande tribulação ou angústia de Jacó (Mt.24:21; Jr.30:7; Dn.12:1).a) Perseguição aos judeus (Ap 12:6, 14).b) Perseguição aos convertidos (Ap.7:13,14).c) A besta política, o Anticristo – dez reinos (Ap.13:1-10).*     - Ele vai agir na área política: Ap 13:3,4     - Ele vai agir na área Econômica: Ap 13:16-18     - Ele vai agir na área Religiosa: Ap 13: 11-15 d) A besta religiosa, o Falso Profeta (Ap.13:11-18).*
e) Os 144.000 judeus (Ap.7:4-8; 14:1-5).
f) Abominação desoladora (Dn. 9:27;12:11; Mt.24:15; Ap.13:14,15; IITs.2:9).
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL* 70 semanaA tribulação é também chamada de septuagésima semana de Daniel. Deus revelou a Daniel que 70 semanas de anos (Ez. 4:5, 6; Gn.29:27; Lv.25:8; Dn.9:2,25,24,27) estavam determinada sobre Israel. Estas 70 semanas inciaram-se com a volta de Neemias e com a reconstrução dos muros e da cidade de Jerusalém (Dn.9:25; Ne.2:1-8). O sacrifício de Cristo na cruz ocorreu depois da 69 semanas – 490 anos sabáticos (Jr 29:10),(Dn. 9:25), bem como a destruição de Jerusalém em 70 d.C. A última semana, ou seja a septuagésima, mencionada em Dn.9:27, ainda não se cumpriu, demonstrando que há uma quebra na sucessão das semanas, por um período de tempo indeterminado, entre a 69 e a 70 semana, período este reservado para os gentios (Lc.21:24).  O PERÍODO DAS PRAGAS, A IRA DE DEUS SOBRE A TERRA A ABERTURA DOS SETE SELOS·       1º SELO: Aparece o cavalo branco, Ap 6.1-2. Simboliza a falsa paz, I Ts 5.3
·       2° SELO: Aparece o cavalo vermelho, Ap 6.3-4. O cavalo vermelho simboliza guerra
·       3º SELO: Aparece o cavalo preto, Ap 6.5-6. Simboliza fome. A balança fala de racionamento de alimentos
·       4º SELO: Aparece o cavalo amarelo, Ap 6.7-8. Simboliza morte. A morte em 5 estágios: espada, fome, peste, feras e a 4ª parte da população da terra morta
·       5º SELO: O clamor dos mártires, Ap 6.9-11. Israelitas e gentios que morreram pela fé, pelas mãos do anticristo
·       6º SELO: Sinais no céu, angústia e desespero na terra, Ap 6.12-17
·       7º SELO: Surpresas evidentes, Ap 8.1-13. Silêncio no céu por quase meia hora; sete anjos aparecem com 7 trombetas, Ap 8.2. O sétimo selo engloba as 4 primeiras trombetas. 

AS TROMBETAS DO APOCALIPSE ·      

1ª TROMBETA: Saraiva, fogo e sangue, Ap 8.7·      

2ª TROMBETA: Meteoro incandescente caindo no mar, Ap 8.8-9·      

3ª TROMBETA: O absinto, Ap 8.10-11. A terça parte das águas fica contaminada
4ª TROMBETA: Trevas na terra, Ap 8.12. Parte do sol, da lua, e das estrelas deixará de brilhar·      

5ª TROMBETA: A praga dos gafanhotos infernais, Ap 9.1-12. Uma grande estrela caiu do céu (satanás), e foi-lhe dado a chave do poço do abismo (hades), e os gafanhotos saíram (demônios), para atormentar os moradores da terra·      

6ª TROMBETA: Cavalos do inferno, Ap 9.13-21. Anjos infernais em número de 4, liberarão esta cavalaria infernal (demônios), que são em número de 200 milhões
·7ª TROMBETA: A mulher e o dragão, Ap 11.15. A mulher fala de Israel e o dragão fala de satanás.   

 O DERRAMAMENTO DAS 7 TAÇAS ·      

1ª TAÇA: Chaga maligna, Ap 16:2·      

2ª TAÇA: O mar torna-se sangue, Ap 16:3 ·      

3ª TAÇA: Os rios tornam-se sangue, Ap 16:4-7·      

4ª TAÇA: O grande calor, Ap 16:8,9·      

5ª TAÇA: Trevas, pavor e dor, Ap 16:10,11
6ª TAÇA: A seca do rio Eufrates, Ap 16:12·      

7ª TAÇA: Terremoto e chuva de pedras Ap 16:17 a 21  

A BATALHA DO ARMAGEDOM*AP 16:16

Uma terrível batalha na planície de Megido entre o Anticristo, Israel e Deus.                                             

 O JULGAMENTO DAS NAÇÕES

Mt 25: 31 – 46

Serão julgadas 2 nações após a guerra do armagedom:

a)         Ovelhas: Que ajudaram a Israel
b)         Bodes: Que ajudaram o anticristo
c)         Israel não será julgado.
  O MILÊNIOO reinado de CRISTO na terra por mil anos

AP 20:6 ·       J

esus governará todo o mundo – Fp 2:9-11
·       Governará de Jerusalém – Is 2:3
·       Israel terá sido purificado – Zc 8:1-3
·       A terra será mudada e totalmente fertilizada – Zc 14:9,10; Is 35:1,6
·       Haverá ssalvação no milênio: Is 33:6
·       No final do milênio satanás será solto e um grande plano para derrubar Cristo se fará, mas Jesus os destruirá com fogo que cairá do céu – Is 66:23,24 ; Ap 20: 7-10
  O JUÍZO FINAL Ap 20:11-15 Os livros presentes no julgamento. ·       

O livro da consciência: Rm 2:15
·       O livro da natureza: Rm 1:20
·       O livro da lei: Rm 2:12
·       O livro do Evangelho: Rm 2:16
·       O livro da nossa memória: Lc 16:25
·       O livro das obras dos homens: ITm 5:24
·       O livro da Vida: Ap 20:12
NOVOS CÉUS E NOVA TERRAIs 65:17 ; II Pe 3: 7, 10-13 As sete coisas novas·       

O novo Céu: II Pe 3:13
·       A nova Terra: Ap 21:1
·       A nova cidade: Jo 14:2
·       O novo povo: Ap 21:3,4
·       O novo Nome:Is 56:5
·       A nova Luz: Ap 21:22-26
·       O novo Paraíso: Ap 22:1-5
 A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE DEUS LIMPARÁ DE NOSSOS OLHOS TODAS AS LÁGRIMAS, PORTANTO CREIA NA VITÓRIA ETERNA PARA SUA VIDA! DEUS LHES ABENÇÕE GRANDENTE PR. DONIZETH SILVAPROFESSOR TEOLÓGICO