BEE-LAAI-ROI = O POÇO DAQUELE QUE ME VÊ


  GN 21: 14-21
Este foi o nome do poço que Hagar deu ao poço que milagrosamente apareceu no deserto por um anjo para que seu filho não morresse de sede. Apareceu na estrada que seguia para o Egito.
Hoje Deus vai lhe ajudar a cavar poços na sua vida e entender o quão importante é ter reservatórios cheios, para quando vier o mal sobre sua vida, poderás proteger o mais precioso que Deus lhe deu.
História: Para se conseguir água na palestina era muito difícil, somente nos períodos de inverno que dava para armazená-las, as fontes naturais eram rios, riachos e o mar da Galiléia e as fontes artificiais eram cisternas e poços.
O local para se cavar no hb se chama “ ain” uma fonte que jorra do chão ou um olho d’agua.
Poço no hb é “beer” aparece 36x na Bíblia; já a palavra cisterna é “bor” aparece 15 vezes na Bíblia e sig. Buraco ou uma prisão.
No gr temos um termo que é “pegé” que sig. Perfurar até o lençol freático que tb é chamado de “phréar”.
Um poço era motivo de grandes disputas entre as pessoas, normalmente era visto como um bem muito valioso tal como uma plantação de oliveiras e um vinhedo. Abraão teve que fazer um acordo com Abimeleque, pois  cavar um poço dava-se muito trabalho.
Quando exércitos inimigos se aproximavam da cidade normalmente disfarçavam os poços para que não fossem descobertos pelo inimigo.
1 – ABRAÃO CAVA UM POÇO EM BERSEBA

  1. Este poço fala de um pacto, de uma aliança, de um lugar para criar a família, tendo em vista que Ló seu sobrinho tinha ido para as terras de Sodoma e Gomorra.

2 – ISAQUE CAVA UM POÇO NA REGIÃO DAS TORRENTES DE GERAR A 92 KM BEE-LAAI-ROI.

  1. Isaque cava mais de um poço, cava numa região de águas abundantes.
  2. Este evento fala de poder de decisão, de optar por uma virada em sua vida, de sair da depressão espiritual.

3- JACÓ CAVA UM POÇO NA REGIÃO DE SICAR, TERRA ENTRE OS MONTES EBAL E GERIZIM, LUGAR DE BANÇÃO E MALDIÇÃO.

  1. Há meio caminho ficava o sepulcro de José do Egito, esta terra foi doada pelo seu pai Jacó. Não citações no A.T , no N.T retrata do episódio da mulher Samaritana. Este poço foi identificado no ano 333 DC.
  1. Um lugar que flui muita água pelos flancos e filetes das montanhas.

 

  1. Este poço hoje está entulhado, tem ainda uma profundidade de mais de 30 metros, foi construída uma igreja sobre ele por ordem da mãe de Constantino, mas ainda é muito visitado pelos turistas.

 

  1. Deus hoje quer fazer de sua vida um lugar de grandes visitações, de Sua Glória, da consolidação de sua chamada, do passado ruim, da depressão, dos medos: da morte, infelicidades, palavras malditas, maldições de gerações, da desgraça derramada sobre as famílias, hoje é o dia de tirar o entulho dos poços. ALELUIA!!!

 

CONCLUSÃO: Quando a vida te disser que tudo acabou, sempre terá  um poço para cavar, essa é máxima do ser humano, tirar força da onde não tem, buscar resultados no infinito. Deus é o nosso refúgio e fortaleza!  Amémmm.